30/01/2013

ÁREAS EMERGENTES: PROFISSIONAIS DEMANDAM MAIS INFORMAÇÃO

As áreas de atuação da Medicina Veterinária são inúmeras e superam uma centena de especializações, porém, o Diagnóstico do CFMV elencou dez principais áreas de interesse da profissão e que estão em emergência para que os profissionais avaliassem o grau de conhecimento e interesse que têm sobre elas.  São estas: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Bioterrorismo, Bem-Estar Animal, Bioética, Segurança Alimentar, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Animais Silvestres, Bioterismo e Animais Selvagens.


Dentre as áreas elencadas, os Médicos Veterinários disseram que têm "conhecimento profundo" em Vigilância Sanitária (63%), Segurança Alimentar (59%) e Bem- Estar Animal (56%). Por outro lado, Bioterrorismo (9%), Bioterismo (11%) e Nasf (13%) são as áreas que apresentam menor número de entrevistados com "conhecimento profundo". A análise por estado sobre o tema Nasf mostra que o desconhecimento é grande em todo o País, mas os estados onde a resposta "Não conheço" aparece com maior intensidade são Acre, Espírito Santo, Roraima e São Paulo, além do Distrito Federal. Os estados onde o conhecimento mais aprofundado sobre o tema tem destaque, com maior percentual são Maranhão, Ceará e Paraíba.


Após avaliarem os conhecimentos prévios em áreas-chave de atuação, os Médicos Veterinários informaram em quais das citas áreas gostariam de aprofundar os seus conhecimentos. Bem-estar animal (64%), Nasf (62%), Vigilância Sanitária (59%), Segurança Alimentar (56%) e Meio Ambiente (54%) representam o maior interesse dos Médicos Veterinários superando 50% dos participantes.


Na análise por estado, verifica-se que as unidades da Federação que demonstram maior interesse no tema Bem-Estar Animal, com resultados acima da média nacional, são Tocantins, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Piauí. Com relação ao Nasf, os estados que demonstram interesse também acima de média nacional são Alagoas, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Pará e Bahia. Para o tema Meio Ambiente, os estados que se destacam são piauí, Maranhão, Sergipe, Minas Gerais e Pará.


SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE- Você se considera um importante agente da saúde pública?  Sim, dizem 93% dos pesquisados. Na sequência, os Médicos Veterinários foram perguntados sobre o Nasf, um importante e novo mercado para a atuação dos Médicos Veterinários na saúde pública: 33% afirmaram não conhecer o programa do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante ressaltar que no gráfico que avalia o grau de conhecimento de áreas específicas, o Nasf aparece na oitava posição entre as dez áreas avaliadas. Já no gráfico sobre as áreas de conhecimento que os profissionais querem se aprofundar, o Nasf aparece na segunda colocação. É possível concluir, também, que muitos profissionais não sabem o que é o Nasf, mas aqueles que têm um conhecimento superficial sobre o assunto gostariam de aprofundá-lo. Vale a pena ressaltar que a Revisat CFMV, em diversas edições, inclusive com matéria de capa apresentou aos colegas orientações sobre o assunto.


A maioria dos pesquisadores, 65%, dizem não se sentir aptos a trabalhar na área de meio ambiente, mas este é também um foco de interesse dos Médicos Veterinários: 54% se dizem interessados em aprofundar os conhecimentos na área.


ENTENDA MELHOR CADA ÁREA DA MEDICINA VETERINÁRIA


Animais Selvagens: animais não domesticados, cuja origem não é o ambiente silvestre. Exemplo: a baleia.

Animais Silvestres: habitantes das selvas, silvícula, selvícula. O animal silvestre também é um animal selvagem, não domesticado. Exemplo: onça.

Bem- Estar Animal: é o estado do organismo durante suas tentativas de se ajustar ao seu ambiente. Em termos de qualidade de vida envolveria todas as situações, desde as que colocam a vida do animal em risco até aquelas situações em harmonia com o ambiente.

Bioética: estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, da Saúde, Filosofia e Direito. Considera questões onde não existe consenso moral, bem como as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e do meio ambiente.

Bioterismo: cuida para que sejam atendidas às exigências comportamentais, fisiológicas, sanitárias e de bem-estar dos animais de laboratório para que possam proporcionar resultados experimentais confiáveis. Exclusivamente o Médico Veterinário pode ser responsável técnico de um biotério.

Bioterrorismo: é o terrorismo praticado por meio da liberação ou disseminação intencional de agentes biológicos, vírus ou toxinas; estes podem ser utilizados in natura ou numa forma modificada pelo homem.

Meio Ambiente: um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Nasf- Núcleo de Apoio à Saúde da Família: é constituído por equipes multiprofissionais da área da saúde que atuam de maneira integrada. A partir do ano passado, os Médicos Veterinários passaram a atuar no Nasf dos municípios quando solicitados pelos gestores locais.

Segurança Alimentar: cuidados desde a produção, transporte, armazenamento e garantia do consumo de alimentos, incluindo os de origem animal, visando garantir a qualidade físico-químicas, microbiológicas e sensoriais dos alimentos para o consumo.

Vigilância Sanitária: um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.


Fonte:  Revista do CFMV- Edição nº 57
Veja a matéria completa na Versão Digital da Revista do CFMV
Clique aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!