10/07/2020



Parabéns AMVERJ pelos seus 17 anos!

11 de julho - 17 anos (2003 -2020)

Iniciação da AMVERJ

De uma reunião de abnegados profissionais iniciou –se a configuração para a criação da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ). Um sonho de profissionais dispostos a mostrar a sociedade a importância da Medicina Veterinária.
Para isto, foi necessário a criação de uma comissão de colaboradores para a base da futura academia no Estado do Rio de Janeiro. Podemos citar alguns deles: Jadyr Vogel, José Freire de Faria, Sérgio Coube Bogado, Walmick Mendes Bezerra, Renato Augusto da Silva, Ary Loureiro Accioly, Lúcio Tavares de Macedo, Ruy Brandão Caldas, Victorio Emanuel Codo, Aristeu Pessanha Gonçalves; contamos ainda com o apoio substancial de Academias de Medicina Veterinária de outros estados, entres eles destacam-se Milton Thiago de Melo, Jomar Vieira de Souza, Clotilde Germiniane.
Ressaltamos o apoio total do CRMV- RJ tendo como presidente o saudoso Eduardo Batista Borges e sua equipe do Conselho. Assim também o apoio do presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. Waldenir Bragança, que nos recebeu na posse oferecendo a sede da Academia Nacional de Medicina.
Após 2 anos de aperfeiçoamento, formatamos o Estatuto e Regimento Interno da Academia. Inicialmente foram aprovados 30 acadêmicos fundadores destacando-se pelos seus currículos e conduta ética e sociocultural.
Os Confrades e Confreiras foram empossados na Academia Brasileira de Medicina, tendo como presidente Dr. Waldenir de Bragança. Com a presença de nossos patronos e ilustres convidados e familiares. Na solenidade contamos com a presença do patrono da profissão de Medicina Veterinária, Sadyr Coube Bogado (como representante político conseguiu a legalização da Medicina Veterinária – Lei 5.517/em 1968).
Foram entregues aos empossados, o capelo e as insígnias. Logo após, fomos para o salão principal de eventos festivos, onde foi servido um coquetel aos presentes. Muita festa, um momento inesquecível.
Vale ressaltar que toda esta cerimônia só foi possível pelo apoio do CRMV- RJ, a colaboração direta e indireta dos confrades e com apoio de entidades e empresas (Friboi, Purina e laboratórios de vacinas, etc). A realização foi feita com muito trabalho, suor e lágrimas. Acrescento o apoio de nossos familiares.
Dias após, foi eleita a primeira diretoria da AMVERJ, tendo como Presidente: Lúcio Tavares de Macedo e vice-presidente: Aristeu Pessanha Gonçalves. As eleições de diretoria são realizadas a cada 3 anos. As reuniões foram realizadas durante 4 anos na SOMVERJ. Em 2006, foi eleita uma nova diretoria tendo Presidente: Aristeu Pessanha Gonçalves e vice-presidente: Alcides Pissinatti.
Em 2010, alugamos duas salas no centro de Niterói, na rua Maestro Felício Toledo, onde realizávamos as reuniões e por outras ocasiões o auditório. Durante esta gestão foram abertas novas inscrições, onde foram empossados novos confrades e confreiras. Após 4 anos desta locação, fomos notificados que o andar do prédio onde estava situada a academia estava foi leiloado. O novo grupo administrativo triplicou o valor do aluguel, tornando impossível a estadia no local. Através de um contato com a diretoria do Instituto Vital Brazil, o presidente Antônio Joaquim Werneck e Érico Vital Brazil, conseguimos uma parceria de cessão de espaço físico, onde estamos locados até os dias de hoje.
No período de 2015 a 2018 sob a Presidência do Acadêmico Titular Rogério Alvares e com a contratação de uma empresa especializada em administração financeira, houve uma reorganização da estrutura administrativa e financeira da AMVERJ, adaptando-a a legislação vigente inclusive com a revisão do Estatuto e do Regimento interno em consonância com a nova organização. Foram empossados novos Acadêmicos Titulares sendo uma das cerimonias realizada na Academia Fluminense de Letras.  
Hoje, a AMVERJ conta com contingente de 37 acadêmicos titulares, 5 acadêmicos eméritos, membros honorários e beneméritos. Neste período realizamos simpósios, palestras em várias entidades e projetos na área de saúde pública.
Em breve, abriremos novas vagas para inscrições de profissionais da Medicina Veterinária, que venham preencher os requisitos, passando por uma seleção e futuramente se se tornarem acadêmicos desta Academia.
Agradecemos em nome de todos os confrades, a colaboração da construção desta entidade e da responsabilidade sociocultural em prol do desenvolvimento da nossa profissão e do país.

Acadêmicos Titulares -Fundadores

“Não esmorecer, para não desmerecer”. Oswaldo Cruz

Atenciosamente,
Aristeu Pessanha Gonçalves
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!