Saímos da sede do IVB às 9h na van da entidade rumo ao destino. Fomos recebidos pela equipe de profissionais, liderado pelo diretor cientifico Luís Eduardo Ribeiro Cunha. Iniciamos a visitação no casarão da sede, bastante ampla e confortável. Na sala principal, deparamos com dois quadros em que se destacavam a família Vital Brazil, pai e filho. Na parte superior, encontramos um belo auditório, para futuros encontros técnicos.
Logo após, foi servido um farto breakfast. Saímos para a primeira visitação, rumo ao serpentário, onde presenciamos a extração de veneno de cobras da região.
Seguimos para o setor onde se alojavam os equídeos. Lá encontramos baias com ótimo espaço e conforto, para cerca de 200 animais, muito bem tratados e em ótimas condições de saúde e bem estar, inclusive com música ambiente.
A seguir, deslocamos para o local (bretes) de coleta de sangue. Sangue para soros, vacinas e outros imunógenos. Neste local, tivemos uma aula do diretor cientifico Luís Eduardo, que pacientemente respondeu as perguntas, assim como demonstrou todo processamento desde a coleta até o envio do material (plasma) para sede do IVB, onde ocorre a realização da produção de soros e vacinas (antiofídico, antitetânica, raiva e etc). Seguindo a visitação, fomos às futuras instalações da cunicultura, conectado diretamente com a piscicultura.
Vale ressaltar que estiveram presente cerca de 25 profissionais de vários setores (IVB, AMVERJ, FIOCRUZ, PESAGRO, UFF, UFRRJ, FESO, UNIPLI/ANHANGUERA E CRMV-RJ). Na qualidade de presidente da Amverj, venho agradecer a toda direção do IVB, pela gentileza e oportunidade de visitar suas inovações tecnológicas e a visão de um futuro promissor para gerações atuais e futuras, reafirmando o compromisso da atual direção para dias melhores para a saúde coletiva.
Cordialmente,
Aristeu Pessanha Gonçalves
(Presidente – Amverj)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!