29/05/2020

“CORONAVIROSE” - Uma Contribuição para a história da Medicina Veterinária


“CORONAVIROSE”
Uma Contribuição para a história da Medicina Veterinária

Em 1978, defendi a tese de conclusão do mestrado na Faculdade VET UFF com o tema “Anestesia paravertebral lombar nos equídeos”. Orientado pelo professor Ary Loureiro Accioly com o apoio dos professores Nelson Domingues Pena e Allan Kardec da Silveira.

Logo após a aprovação da tese, recebi um convite para apresentar este trabalho no Congresso Mundial de Medicina Veterinária em Portugal. Fui acompanhado do Professor Mario da Fonseca Xavier e nossas esposas.

Ao chegar em Lisboa, fomos para a Fundação Calouste Gulbenkian, onde estava sendo realizado o Congresso. Após várias palestras, o professor Xavier proferiu uma palestra edificante sobre “Clínica de animais de companhia”. Em seguida, fui convidado a proferir e demonstrar meu trabalho de tese (quase a voz não saía). Apelei para a dificuldade do microfone e rezei. Deu tudo certo. Após o término do Congresso, seguimos para a França, apreciamos as belezas de Paris e concluímos com a visita a Espanha.

Em Madrid, fomos visitar algumas clínicas com alto grau de tecnologia. Nos chamou atenção, o elevado padrão da clínica do Dr. Robledo, onde fomos bem recebidos. Fomos surpreendidos por um grande número de animais com uma doença desconhecida. Após 3 dias, retornamos a esta clínica e o colega nos informou que era uma Síndrome de Gastroenterite Hemorrágica, sem um diagnóstico definitivo, pois não respondia aos fármacos da época.

O distinto colega, acabara de receber o diagnóstico histopatológico que confirmava a presença do CORONAVÍRUS e PARVOVÍRUS com bastante letalidade. Solicitamos uma cópia das lâminas. Assim como, nos aconselhou a suspensão das exposições de animais, pois o trânsito destes seriam prejudiciais através da multiplicação deste patógeno.

Ao retornar ao Rio de Janeiro, realizei palestras na ANCLIVEPA alertando sobre essa patologia. A partir deste momento, apareceram vários casos da Gastroenterite Hemorrágica com alta letalidade. Com a divulgação da doença, fui convidado pela TV Bandeirantes no Programa “Aqui Agora”. Fiz um breve relato da doença, aconselhado pelo Dr. Robledo para que evitasse exposição de animais de companhia.

Na oportunidade, fui surpreendido por um notável veterinário que tentou distorcer minha informação, afirmando que não iria parar com as exposições, pois ele era um juiz de pista renomado. Assim como, disse que acreditava que isso seria uma jogada de alguns laboratórios para vender vacinas. Não me calei. Disse que respeitava sua idade e seu provável conhecimento e que estava falando embasado na ciência e que tinha em minha posse 2 lâminas cedidas pelo Dr. Robledo, que foram avaliadas por dois mestres (Jefferson Andrade dos Santos e Paulo Dacorso Filho), comprovando tratar-se da CORONAVÍRUS e PARVOVÍRUS. Neste período existe relatos de mais de 100 mil animais que vieram a óbito. A entrevista encerrou com um até breve.

Após alguns meses, surgiram as vacinas que controlaram essas epidemias. E hoje, possuímos vacinas altamente eficientes que controlam em torno de dez doenças. Precisamos aproveitar este avanço tecnológico para termos uma profilaxia mais exigente e legal para evitar novos SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS. E nós, profissionais da SAÚDE ÚNICA temos a obrigação de orientar, fiscalizar as faculdades, tanto o corpo docente e discente para elevarmos ainda mais o nosso conceito no cenário sócio cultural.

“A única felicidade da vida está na consciência de ter realizado algo de útil em benefício da comunidade”. - Vital Brazil Mineiro da Campanha

 

Texto produzido por Aristeu Pessanha Gonçalves

Presidente da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!