09/01/2013

Homenagem ao confrade Lúcio Tavares de Macedo

*
*
**********
*
*
*
*
14/01/1941  *  04/01/2013



Lúcio Tavares de Macedo, assumiu a cadeira 16 da AMVERJ, cujo patrono é o Dr. Rômulo Tavares Ribeiro de  Miranda. O Dr. Lúcio, natural da cidade de Niterói (RJ), graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense no ano de 1963. Possuia curso de Inspeção e Tecnologia de carnes, em Barretos (SP) e de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Fez especialização em “desenvolvimento” e implementação de planos HACCP, Texas A&M University e treinamento de instrutores em HACCP de pescados, na Universidade de Miami (USA). Foi Diretor Geral do Departamento Nacional de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura. Foi Coordenador de Agroindústria do Ministério da Indústria e Comércio e Coordenador do Programa Nacional de Controle de drogas, medicamentos e alimentos da FIOCRUZ. Foi consultor da Organização Panamericana da Saúde com atuação na Colômbia, Venezuela, México, Costa Rica e Washington (USA). Ex vice-presidente do Conselho Federal de  Medicina Veterinária. Homenageado com a Medalha do Mérito Médico Veterinário por serviços prestados à Medicina Veterinária e ao País. Homenageado com o título de Personalidade Brasil- 500 anos. Consultor de indústrias exportadoras de carnes. Dr Lúcio foi presidente da Comissão de estudos e gestões para a criação da AMVERJ, 1º presidente da AMVERJ. Ex presidente da SOMVERJ.
Homenagem da AMVERJ ao confrade Lúcio Tavares de Macedo pelo legado que deixa para a Medicina Veterinária Brasileira e para o País.

"A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me dêem o nome que sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas e eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que o nome Lucio Tavares de Macedo seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra de tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.
Por que eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho... Você que ficou, siga em frente.
A vida continua, linda e bela como sempre foi.”
(Santo Agostinho)

Um comentário:

  1. Meu pesar foi imenso ao receber essa notícia. Conheci Dr. Lúcio em 2008, quando esteve a frente da Revista Brasileira de Medicina Veterinária e a partir dai, tive a oportunidade de participar da organização do CONBRAVET em 2010 no Rio de Janeiro presidido por ele. Seu entusiasmo e visão contagiava a todos.

    ResponderExcluir

Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!