20/09/2012

Discurso do Presidente da AMVERJ na Solenidade ALERJ em 12/09/2012


Discurso do Presidente da AMVERJ – Dr. Aristeu Pessanha Gonçalves na Solenidade em Homenagem aos Acadêmicos em 12 de setembro de 2012 na ALERJ.

- Convidados, autoridades, senhoras, senhores, confrades e confreiras; em especial um agradecimento aos familiares.

- Orgulhosamente estamos sendo recepcionados pela ALERJ na pessoa do Deputado Estadual Cristino Áureo- Médico Veterinário.

Este cenáculo que representa a lei e a ética, foi escolhido pelo seu significado para a nossa Pátria, tendo aqui como patrono duas lendas da história democrática do nosso país: este Palácio, reverencia o nome de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e este plenário, Barbosa Lima Sobrinho.

Hoje estamos aqui para enfatizarmos os ensinamentos do filósofo Confúcio: dar honras às gerações passadas, trocar honras com  as gerações presentes e aguardar pelas ações do bem, as honras das gerações futuras.

SIGNIFICADOS IMPORTANTES

SER ACADÊMICO: É ter a satisfação do pertencer a uma elite sócio-cultural de uma categoria de “intelectuais” responsáveis pela memória da Medicina Veterinária e ter como meta, qualidade de vida do homem e dos demais animais deste planeta.
SER IMORTAL: Inesquecível, jamais será esquecido pelo legado de sua vida. Exemplo para a humanidade.
CONFRADE: Confreira (confraria)= Conjunto de pessoas da mesma categoria, com o mesmo interesse, que se reúnem para divulgar assuntos de interesse da sociedade.
INSÍGNIAS: Símbolos, distintivos dos membros de uma associação.
CAPELO: Manto usado por doutores em solenidade.
MEDALHÃO: (moldura ou jóia)Insígnia honorífica, condecoração, pessoas com relevância inquestionável.
BOTON: Distintivo usado em lapela.

SIGINIFICADO DAS FIGURAS NO SÍMBOLO DA VETERINÁRIA

o        O bastão (primitivamente um galho de árvore com algumas folhas) significa os segredos da vida terrena, poder da ressureição, o auxílio e o suporte da assistência dada pelo médico aos seus pacientes; sua origem vegetal representa as forças das naturezas e as virtudes curativas das plantas.
o        A letra “V” tem a função de identificar a Medicina perante o público leigo e diferenciá-la de outras profissões biomédicas.
o        A serpente representa a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regenerescência e a preservação da saúde.

Estamos vivenciando o momento da transformação da Medicina Veterinária Nacional/Mundial.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) cita “um só planeta, uma só saúde” parte do princípio de que o estado sanitário dos seres humanos está relacionado com a saúde dos animais e que ambas as populações necessitam de um meio ambiente equilibrado,  ou seja, saudável.

A maioria das enfermidades emergentes, reemergentes e endêmicas são de origem animal, 70% podendo repercutir na saúde pública por meio da inocuidade e segurança dos alimentos.

O CRMV-RJ em recente workshop levantou o tema: Valor do profissional. Para a sociedade ter a consciência da profissão MÉDICO VETERINÁRIO. Precisa conhecer para reconhecer.

A ABRAMVET: homem= o animal que o veterinário mais cuida – “Lula Vieira”

Frase do CFMV para comemorar o dia do Médico Veterinário divulgado pela mídia: “Medicina Veterinária: uma profissão de estimação. Sentimento de grande valor.

Convivemos com pessoas de todas as profissões, observamos que existe uma vontade de um caminhar mais longo e para isso temos a certeza que precisamos caminhar juntos, pois sozinho, chega-se mais rápido, mas não longe o bastante.

O exemplo é o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)

O médico veterinário poderá atuar nos aspectos de prevenção e controle de zoonoses, investigação de surtos, orientação das comunidades. Também em situações de desastres naturais, seja através da inocuidade de dos alimentos das pessoas em acampamentos dos que migram de uma área para outra com seus animais, enfatizando a profilaxia (vacinações), acomodando em abrigos animais sem donos, orientando com relação a picada de insetos, aranhas e cobras.

Salientamos o potencial de nossa categoria no contexto  das políticas setoriais integradas, ou seja, diplomacia global da saúde, em especial nos aspectos relacionados com o regulamento sanitário nacional, pois estaremos enfrentando mais um desafio que serão as olimpíadas de 2016.


  
Concluindo a Medicina Veterinária tem crescido em importância para a sociedade e a economia mundial, pelo papel de liderar e desempenhar a promoção de programas visando reduzir os riscos sanitários e sua interface com os programas de saúde pública e o ecossistema, prevenindo e controlando as enfermidades, incluindo os zoonóticos, com a certeza de contribuir para a produção de alimentos saudáveis para população respaldando a qualidade de vida.

Cabe ao MV promover o bem estar e a saúde do homem e dos demais animais.

“Não esmorecer para não desmerecer”
Oswaldo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco! Estamos aguardando seu contato!