Presidente da AMVERJ, Rogério Alvares; presidente do CRMV-RJ, Cícero Pitombo; e secretário da AMVERJ, Carlos Alberto Magioli |
“Olhar para o passado, fazer o presente e planejar o futuro”, foi com essa frase que o médico veterinário e presidente da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), Rogério Alvares, definiu a visão da AMVERJ em um bate-papo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMRV-RJ).
Fundada em 2003, a AMVERJ tem como nobre missão guardar a memória da Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro. “É nosso papel registrar a história da profissão e deixa-la como legado para as futuras gerações de médicos veterinários fluminenses”, afirma Alvares.
Atualmente, são 40 cadeiras ocupadas por acadêmicos titulares fundadores e titulares que têm o desafio de tornarem a Academia mais conhecida entre os colegas. Para atingir esse objetivo, a AMVERJ pretende transformar as suas reuniões mensais em itinerantes pelas faculdades.
Além disso, no fim do ano passado, os acadêmicos instituíram o Prêmio AMVERJ, entregue ao aluno que obteve o maior Coeficiente de Rendimento (CR) durante a graduação. “A premiação é uma forma de estimular a qualidade do ensino”, reitera o médico veterinário e secretário da Academia, Carlos Alberto Magioli.
Apesar de a AMVERJ ser uma instituição tradicional, a sua diretoria executiva concorda que é preciso acompanhar os tempos modernos e uma das metas é atualizar o Estatuto e estar mais conectada com as novas mídias, como o blog.
Quanto ao futuro da Medicina Veterinária, Alvares e Magioli são categóricos: “é preciso que a profissão seja reconhecida e respeitada. A sociedade e os colegas precisam enxergar a nossa profissão como um importante elo da economia do País, independente da área de atuação”.
Novos acadêmicos – a Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ) está com as inscrições abertas para novos membros. Os candidatos devem ser formados há 15 anos e poderão se inscrever até o dia 30 de maio.
Para mais informações, acesse o site da AMVERJ, amverj.blogspot.com.br, ou envie um e-mail para amverj@gmail.com.
Fonte: Site CRMV-RJ