16/08/2011

AMVERJ PARTICIPOU DIRETAMENTE DO DIA NACIONAL DA SAÚDE- 5 DE AGOSTO

10h- Aconteceu a inauguração de novas instalações de Biotecnologia (BIOTEC) no Instituto Vital Brazil (Niterói) com a presença do Magnífico Reitor da UFF Roberto Salles, do Presidente da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública Waldenir de Bragança, do Presidente da AMVERJ Aristeu Pessanha Gonçalves, do Presidente do IVB Antônio Werneck, do Presidente da ABRAMVET Jadyr Vogel, Vice-presidente do CRMV-RJ Cícero Pitombo e demais autoridades.



11h- O presidente da AMVERJ proferiu palestra na Faculdade de Veterinária da UFF com o tema "Relevância da Medicina Veterinária na Saúde da Humanidade", após foi agraciado, junto com o Professor Jadyr Vogel, pelo Presidente da SBSHP, Waldenir de Bragança, com uma placa HONRA AO MÉRITO DA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL.


Jadyr Vogel - Presidente ABRAMVET; Waldenir de Bragança- Presidente da SBSHP; Aristeu Pessanha Gonçalves- Presidente AMVERJ; Roberto Salles- Reitor UFF; Carlos Pereira- Prefeito de Tanguá e Diretor da CONLESTE e Antônio Werneck- Presidente do IVB.



Estrutura do Centro de Biotecnologia


15/08/2011

CÃO RECUPERA MOVIMENTOS COM QUATRO PATAS MECÂNICAS


Um cão nos EUA tornou-se notícia ao receber quatro próteses para substituir as patas que perdeu quando ficou preso numa poça de gelo.

O cachorro, que foi abandonado pela mãe, já vive normalmente.

Naki'o tornou-se o primeiro cão do mundo a receber um conjunto completo de pernas mecânicas que lhe permitem correr, saltar e até nadar.

Quando a mãe de Naki'o e dos seus irmãos morreu, no Nebraska (EUA), a ninhada enfrentou sozinha um inverno rigoroso.

Acidentalmente, e com apenas cinco semanas de vida, Naki'o pisou uma poça de gelo e ficou com as quatros patas presas na água gelada.

o cachorro foi levado para um centro de resgate de animais onde parte das patas caiu devido à necrose por excesso de frio.

A veterinária Christie Tomlinson resolveu adotar Naki'o, que se tornou o primeiro animal com um conjunto completo de patas mecânicas.

Naki'o adaptou-se rapidamente às novas patas e aprendeu a usar os dispositivos como se fosse naturais.

Em um vídeo divulgado na internet é possível ver o cachorro correndo feliz atrás de um graveto.

Fonte:
Coluna HV Internacional  da Médica Veterinária Zilah Cheuiche, Msc., Redatora de "A Hora Veterinária", Porto Alegre, RS.
A Hora Veterinária- ano 31- nº 182, Julho/ Agosto/ 2011